Volume
Rádio Offline
EDITORIAL TORÜ DEAGÜ * Portal Djuena Tikuna: Jornalismo Indígena, cultura e resistência
05/04/2019 21:53 em Novidades

Vivemos tempos sombrios onde a resistência tem que ser ouvida.
Nós, povos indígenas, fomos os primeiros atingidos por essa atual política de negação de direitos e perseguições às minorias, também somos os primeiros a reagir.

Acreditando que podemos contribuir com o movimento indígena, ajudando a pautar suas demandas e ocupando os locais de fala e de representação, celebramos nossa luta com o canto e agora, através da Internet, esperamos dar voz aos que, historicamente, foram silenciados, mas permanecem na luta.

Tivemos a satisfação de lançar em Manaus, na noite de ontem (04) um portal que tem o compromisso de dar visibilidade aos artistas indígenas, destacando a musicalidade dos povos entre suas mais diversas expressões artísticas, como forma de resistência e identidade.

Dia 04 de Abril foi marcante para a capital Amazônica do mundo. Manaus amanheceu com o grito de centenas de parentes na Marcha dos Povos Indígenas do Amazonas, "em resiliência pela vida plena", evento capitaneado pelas organizações do movimento indígena local e pela Frente Amazônica de Mobilização em Defesa dos Direitos Indígenas.

Lançamento - A cerimônia de lançamento do Portal aconteceu no no início da noite, no charmoso Musa do Largo, Centro Histórico de Manaus com a presença de aproximadamente  cem convidados entre indígenas e simpatizantes da causa. Na ocasião também realizamos a sessão de lançamento do documentário WIYAE, trazendo os detalhes da l Mostra de Música Indígena do Amazonas, que realizamos em 2018.

O lançamento do Documentário e do Portal marcam um posicionamento frente às ameaças que enfrentamos. É preciso mostrar que estamos vivos e em luta.

O PORTAL - Pensado para ser uma ferramenta de divulgação coletiva, baseada nos preceitos da etnocomunicação, difundida pelos parentes da Rádio Yandê, assim criamos o portal. Ele é um espaço para divulgarmos os trabalhos dos artistas indígenas, principalmente, os que estão sintonizados com a luta do movimento indígena e também assuntos que são de nosso interesse, como a luta pelo território, saúde e educação diferenciada.

Desenvolveremos o Mosaico da Música Indígena, uma iniciativa independente de registro dos mais diversos artistas indígenas, mostrando sua musicalidade e as conexões entre a ancestralidade e a contemporaneidade, influências do som que cada um produz.

No portal também estará disponível um espaço para a venda de produtos indígenas. Aos poucos vamos incluindo novas peças e os contatos dos artesãos e associações responsáveis pela venda dos produtos.

TUDO PARENTE - Uma rede de parentes vai contribuir pontualmente com o conteúdo do Portal, figuras especiais como o artista Denilson  Baniwa, a escritora Márcia Kambeba e a queridíssima Marlui Miranda, já confirmaram presença.

Caminhamos ao lado de outros comunicadores, jornalistas indígenas, coletivos e etnomídias para fortalecer a luta do nosso povo, a exemplo da Rádio Yandê, Rede Grumim, Índios On line, Mídia Índia, entre outros, na certeza de que juntos somos a resistência e ninguém solta a mão de ninguém.

Então fica ligado parente, vamos nos conectar ao mais novo Portal Indígena, através do endereço www.djuenatikuna.com, para juntos celebrarmos nossas histórias ao som de nossa ancestralidade conectada aos novos tempos.

 

Moentchi ma Patchauenegü patchaueyagü!!!

Saudações Indígenas,


Djuena Tikuna

*Torü Deagü em língua Magüta, significa Nossas Palavras.

 

COMENTÁRIOS